Como Estudar Para Concurso

Todo concurseiro já se perguntou, Como Estudar Para Concurso? Será que eu estou estudando certo? será que eu estou fazendo a coisa certa? Justamente porque a gente não tem a referência certa, às vezes a gente não tem muitos amigos estudando para concurso a gente não sabe se está fazendo a coisa certa.

3 Pilares De Como Estudar Para Concurso De Forma Eficiente

O primeiro pilar é o Estudo Dirigido o segundo pilar é a resolução de questões o terceiro pilar é a produção de material vou explicar como funciona cada um deles e que você se inspire nele não necessariamente é só isso que funciona mas o que funciona para mim funciona para muitos amigos meus que obtiveram sucesso também eu acho que sim vai te ajudar muito.

Nesse caso aqui a ordem dos fatores altera o produto então se você tem uma estrutura que é estudo dirigido questão e produção de material não tem como você querer produzir o seu material antes de consumir o estudo dirigido ou antes de fazer as questões.

Então não tem como você começar o seu estudo respondendo questões sem o estudo dirigido tão necessariamente para mim eu tenho que seguir essa sequência eu consumo estudo dirigido eu respondo questões eu produzo meu material.

Afinal, o que é o estudo dirigido?

Estudo dirigido nada mais é do que o momento que você está imerso aprendendo alguma coisa seja por vídeo aula ou seja no livro no pdf então independente do método que você utiliza aí para estudar eu utilizo nos dois.

Então é o primeiro passo do aprendizado porque o professor já vai te ensinar de uma maneira mastigado uma maneira própria para estudar para concurso público, própria para sua banca para o seu cargo e o estudo dirigido se divide em duas partes.

Não tem um estudo ativo o instrutor passivo o que seria o estudo passivo é justamente você está consumindo informação, você está assistindo uma vídeo aula lendo o material esse é o estudo passivo, já o estudo ativo é quando você está produzindo alguma informação você está rabiscando você está anotando desenhando é o que eu sempre recomendo que no estudo dirigido você faça estudo ativo dentro dele.

Concurso Público No Brasil

Então você está assistindo a aula cara não se você ficar vendo duas horas de aula tem uma caneta na mão sem o computador anotando sem nada ficar lá com a mão no bolso assistindo você não vai lembrar de nada então durante o estudo dirigido eu já estou produzindo as minhas primeiras informações.

Aí sim eu vou para o meu pilar número 2 que são as resoluções de questões de concurso, para mim é o método mais eficiente de medir o seu desempenho então não tem outro método que você consiga medir se você está aprendendo um conteúdo ou não se você está preparado ou não para uma prova são as questões de concurso que vão te dizer.

Então elas fazem parte da minha rotina de estudo diária uma rotina de estudo que você não está fazendo questões todos os dias, na minha opinião precisa ser revista para encaixar as questões todos os dias e só faz sentido para mim responder questões depois que eu aprendi o tema.

Por isso que sou contra o estudo reverso né?

Muita gente fala que você começa estudando só por questões eu sou contra porque até que você aprenda o assunto você queimou muitas questões você chutou muita questão até aprender e aí quando você efetivamente aprender, as questões são limitadas e você não teria mais questões para responder, eu respondo questão imediatamente após estudar então acabei de consumir um conteúdo fiz no estudo dirigido que eu passo número um, passei pelo passo 2, vou responder questões no tema que eu acabei de estudar e aí vem o passo o número 3.

O terceiro pilar de como estudar para concurso que é a produção de materiais de nada adianta você consumir muito conteúdo assistir muita vídeo aula e muito pdf se você não tem anotação nenhuma você não consegue revisar porque você não tem nada e são os maiores erros dos candidatos que assiste um curso de constitucional de 40 horas e no final do curso ele não tem um material não tem um papel então flashcards o mapa mental não adianta.

O que vai acontecer você vai fazer questão não vai conseguir responder e vai ter que voltar na vídeo aula e assistir a vídeo aula de novo.

como estudar para concurso

Como Estudar Para Concurso

Isso é um retrabalho que é uma coisa horrível então perceba que a minha produção de material ela se ali é muito ao estudo dirigido por que eu lá no estudo dirigido já estou produzindo as minhas as informações são agora que o produzir mais informações eu testei na prática fazendo questões eu vou produzir meu material porque eu já sei o que o professor ensinou eu já sei o que caiu na prova e agora eu vou complementar esse material e deixar ele mais redondo

Vou colocar e resumos dos mapas e imagens e aí completo meu ciclo produzindo o material a ideia que eu tenho material tão completo que eu não preciso mais voltar no estudo dirigido e eu já cheguei em várias matérias nesse ponto que eu não preciso mais assistir vídeo aula.

Muitos também já deve entrar nessa etapa você já fechou a matéria e não tem mais o que fazer não tem mais aula para você assistir mais pdf para ler porque você já leu tudo então o seu estudo dirigido nessa etapa já caiu muito e aí você só tá aqui respondendo muitas questões no pilar número 2 e produzindo o material deixando o seu material cada vez mais completo.

Como Estudar Para Concurso

Concurso Público Nível Médio

Mais objetivo mais conciso esses são os três grandes pilares então o cara estudo dirigido vou lá assistir vídeo aula ler o material acabei de ler vou para o número dois fazer questões do tema que eu acabei de ver o número 3 agora que eu já assisti a aula já li o material já fiz questões eu consigo produzir o material.

O que mais relevante que o professor falou que caiu na prova o que que eu mais errei eu vou anotando como é que é o resumo de outro colega que ele comentou na questão nossa esse tema que eu estou errando muito isso eu estou bom esse tema que eu acho que entendi bem.

Então pegar esse feeling em você só consegue no terceiro passo porque você já assistiu à aula já fez questões aí no terceiro passo efetivamente você consegue produzir um material muito bom que você não precise mais voltar no paço número 1 e aí você chega num ponto no nível tão bom de estudo que é o ideal que você só tá fazendo questão revisão do material e aí sim você vai alcançar a excelência e saber.

Como começar a estudar para concurso público sozinho?

Basicamente essa estrutura dos meus estudos é uma forma muito simples né? As pessoas gostam de complicar muito mas é muito simples então você que tá perdido ou às vezes você não sabe, não tem referência será que eu estou fazendo certo? Será que estou fazendo errado?

Na verdade não tem certo e errado este é o método que eu gosto e vários amigos utilizam também então lembre-se de fazer essa estrutura na sequência, consuma o estudo dirigido teste na prática o que você acabou de aprender com as questões sempre lembrando de fazer o estudo ativo durante o seu estudo então anotando produzindo informação grifando, estimulando seu cérebro e por fim dedique um tempo da sua rotina para produzir material.

Sei que muita gente tem preguiça mas vai ser o diferencial na sua preparação pode ter certeza você ter um jogo de flashcards um jogo de mapa mental, resumo digitais, resumos físicos, não interessa você ter esse material porque na hora que pintar uma dúvida ou outra eu tenho um mapa mental disso, não precisa mais voltar à aula não quero nem saber de vídeo aula nem de pdf, o importante é que agora você aprendeu todo o passo à passo e sabe como estudar para concurso.

Compartilhe as dicas deste artigo nas suas redes sociais e marque os seus amigos que podem embarcar com você nessa jornada. TikTok e Facebook.

Conheça a história do Recordista em Aprovações que conseguiu ser Aprovado em 10 Concursos Federais no intervalo de 5 Anos